"... deitar com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)..." (A insustentável leveza do ser - Milan Kundera)

Postagens mais visitadas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Solidão

Madri, 16 de Fevereiro de 2011
Sétimo dia das minhas curtas férias e segundo dia da minha primeira viagem sozinho. Estou num restaurante italiano em Madri tomando uma sopa castelhana e esperando minha pizza toscana.
Viajar sozinho pra muitos é um martírio, mas pra mim vem sendo algo interessante, pois esta viagem trouxe-me à tona muitas reflexões que já havia feito sobre um tema que todos temem, a Solidão.
A vida sem amigos, e como amigos entendo familiares, amigos e colegas, é extremamente entediante. A felicidade só é completa quando compartilhada. Mas, ao mesmo tempo, viver em sociedade torna-se, cada vez mais, algo desafiador. Como continuar no meio de pessoas que muitas vezes não entendem o que você fala? Como agir em meio a um grupo de cegos sendo que só você detém a visão? Como não acabar a vida sozinho, isolado e sem amigos?
São essas perguntas que freqüentemente me faço. Na verdade, são essas as perguntas que todos deveriam fazer. Quando escolhemos viver em sociedade, nossa vida deixa de ser nossa, e passa a ser também a vida daqueles que nos rodeiam. É por isso que às vezes se faz necessário um isolamento. Seja ele territorial, verbal ou mental.
As pessoas, querendo ou não, têm suas chatices (como diriam os portuguese), e mesmo que aprendamos a conviver com elas, muitas vezes, nos chateiam. É por isso que, pelo menos para mim, se faz necessário ficar sozinho, buscar a solidão. Só assim consigo ficar dialogar com meus pensamentos, com meus sentimentos e comigo mesmo. Só assim posso, constantemente, me encontrar dentro dos tantos desencontros essenciais da vida. Só assim posso perceber que a chatice das pessoas é parte fundamental dessa nossa vida, e que queiramos ou não, necessitamos dela para vivermos algo excitante, algo novo. Porém, para que isso não atrapalhe a beleza de viver é necessário que nos isolemos para que possamos pensar e repensar, encontrar e reencontrar o sentido de viver, o sentido de cada uma das especificidades das pessoas.
Só assim poderemos entender a maneira peculiar de cada um viver a sua e a nossa vida. Só assim poderemos entender que sem isso viver não teria graça!!!

4 comentários:

  1. Eiii Eze!

    Perfeito esse texto.....penso igual! rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gosto de ficar sozinha às vezes, mas náo em viagens... Gosto de compartilhar meus espantos maravilhados com as coisas novas que estou a ver...
    Ps. Seu blog foi acessado de Barcelona...uauuuu!

    ResponderExcluir
  3. Isolar-se teporáriamente e viver a experiência da solidão, tanto para você como para nós que fazemos parte de sua vida, nos mostra o quanto nos amamos e embora tenhamos nossas
    chatices,manias, vida própria, estamos sempre a cada dia nos renovando e vivendo intensamente a minha, a sua, a nossa vida.
    Te amo
    Saudades

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc Quinho e digo mais as vezes o tempo se faz tão curto para tudo que esquecemos de repensar o nosso tempo...E as vezes as chatices são caminhos que pessoas que nos amam tentam nos mostrar... Viajei na maionese, né!
    Estamos com muitas saudades!

    ResponderExcluir