"... deitar com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)..." (A insustentável leveza do ser - Milan Kundera)

Postagens mais visitadas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Qual o sabor do pão de queijo?

Após comer uns pães de queijo, esses dias, fiz-me essa pergunta. Aparentemente a resposta parecia-me óbvia. Mas depois de pensar um pouco descobri que podem existir muitos outros saberes além dos tradicionais. Tentei decifrá-los, e acabei por descobrir que juntamente com os ingredientes normais adicionei outros, que vieram a modificar o sabor do meu pão de queijo.
    Percebi que ao misturar o polvilho ao óleo, ao leite e ao sal pré-aquecidos, misturei também grandes doses de Saudade. Saudades do meu Brasil, da minha família, dos amigos e das coisas que vivi e que ainda hei de viver. Entendi que assim como o polvilho, que possibilita a mistura de coisas muito diferentes como o óleo, o leite e o sal, a vida faz-nos compreender como acontecimentos tão diferentes e distantes uns dos outros – às vezes dolorosos ou não – acabam tendo um real sentido mais a frente.
    Compreendi, também, que ao acrescentar os ovos e o queijo, bater e sovar a massa adicionei algumas doses de Amor e de Paixão. Amor pelas pessoas que junto comigo batalharam para que eu pudesse estar aqui, para aqueles que sempre estiveram comigo, e para aqueles que passaram pela minha vida, de forma rápida ou mais demorada, mas que deixaram algo cravado em mim. Paixão, em grandes doses, pelos amores que tive, que deixei de ter e que ainda terei ao longo desse grande périplo que é a nossa vida.
    Tudo isso, após ser bem sovado e misturado, foi repartido em pequenas partes para que fossem levadas ao forno. Não sei precisar o tempo que eles demoraram para assar. Da mesma forma que pessoas, trabalhos, amores e a própria vida tem diferentes tempos para amadurecer, o pão de queijo também. Isso depende de diversas condições, como a potência do fogão, a intensidade do fogo, as formas de preparo, etc. Por isso é necessário que fiquemos sempre atentos para não deixarmos que eles passem do tempo ou sejam retirados antes da hora, pois podem ficar crus ou muito assados. Cada um sabe o momento certo para retirá-los
    Por fim, o último sabor que decifrei foi o da Felicidade. Felicidade por ter encontrado, por aqui, pessoas que atenuaram as dificuldades que temos quando estamos sozinhos longe de casa. Felicidade, por saber que após um longo tempo fora poderei reencontrar as pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida e compartilhar com elas minhas experiências. Afinal, a felicidade só é verdadeira se compartilhada com as pessoas que nos rodeiam.

Coimbra, novembro de 2010

Ezequiel Barel Filho

7 comentários:

  1. Gosto de ler seus texto Zeca!!!

    passando pra ler e deixar um grande bjo pra vc...

    ResponderExcluir
  2. Com os olhos marejados pela saudade e a emoção com a leitura deste texto tão bem elaborado, o orgulho e agradecimento a Deus pelo filho e irmão que és.
    Nós te amamos
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por seguir o Traduções de um Velho Safado.
    Espero que tenha gostado dos poemas do velho Buk!
    Em breve postarei mais poemas inéditos em portugês.

    Abrçs!

    ResponderExcluir
  4. Eiii Ezequiel!!
    O texto ficou ótimo!...Adorei =) Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. ola colega
    tdo bem, gostei mto do texto me fez lembrar qdo chequei em cmpinas,q saudades eu sentia de Minas
    e do nosso famoso pão e tdo mais.
    curti mto conviver com vc no projeto do ISI
    Torço mto por vc.
    abraços e 1 2011 bem proveitoso.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    gostei mto de ler teus textos e esse em especial, me emocionei, pois sei exatamente o que é essa mistura de sentimentos..algo mto louco que passamos por aqui e que nos faz crescer.
    Continuarei lendo...
    Abraço
    Jane Schwarzer

    ResponderExcluir