"... deitar com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não somente diferentes mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma série inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (este desejo diz respeito a uma só mulher)..." (A insustentável leveza do ser - Milan Kundera)

Postagens mais visitadas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Portugal, Eu e os Vinhos

       Na maioria das vezes as pessoas perguntam-me sobre os vinhos portugueses. Esses dias, depois de tomar algumas taças de um vinho da região do Douro, resolvi registrar aqui minhas experiências com os vinhos portugueses. Deixo claro que são experiências degustativas, ou melhor, palatativas, e não as experiências provenientes do efeito do álcool contido nesses vinhos.
       Dessa maneira, inicio essas experiências contabilizando os vinhos que "apreciei" até hoje, desde minha chegada em terras lusitanas. Esse número diz respeito ao vinhos que eu experimentei, isso quer dizer que nem todos os vinhos que eu bebi foram contabilizados. Permitam-me uma digressão: Você "bebe" com o intuito de ficar bêbado ao passo que quando você "experimenta" seu objetivo é apreciar essa peculiar bebida proveniente da uva. Assim, contabilizei vinte e seis garrafas, com base nas rolhas guardadas dos vinhos experimentados. Contando que eu estou em Portugal a vinte e uma semanas, eu apreciei, aproximadamente, uma garrafa e meia do velho e bom vinho lusitano por semana, famoso muito antes do Tratado de Methuen. 
       Porém só a partir de hoje registrarei aqui, os vinhos apreciados, suas marcas, regiões, uvas e sabores. Isso significa que esse post será constantemente alterado para incluir novas experiências.

31/01/2011

Vinho: Monte Velho
Safra: 2009
Uvas: Trincadeira, Aragonês e Castelão
Teor alcóolico: 14%
Região: Alentejo
Vinícula: Herdade do Esporão
Impressões: Vinho bom, não "amarra" na boca. Apesar de ter 14% de álcool, é um vinho leve, não encorpado, em que você sente o sabor da uva e não do álcool.


01/02/2011


VinhoConde de Vimioso
Safra2009
UvasTouriga Nacional, Tinta Roriz e Cabernet Sauvignon
Teor alcóolico13,5%
RegiãoTejo
VinículaFalua Sociedade de Vinhos
Impressões: Esse vinho, diferente do de cima, é um pouco mais encorpado, deixando a boca um pouco "amarrada" no final. Como os que entendem disso, dizem, parece ser um vinho estruturado, seja lá o que isso quer dizer. O que deixa ele com mais corpo e a Cabernet Sauvignon na sua composição.





Algum dia

VinhoHerdade Porto da Bouga - Garrafeira
Safra: 2007
UvasAragonês, Trincadeira e Alicante Bousche
Teor alcóolico14%
RegiãoAlentejo
VinículaPorto da Bouga Vinhos
ImpressõesFaz algum tempo que bebi esse alentejano, mas só agora pude escrever sobre ele. O que posso dizer é: Foi o melhor alentejano que tomei desde quando cheguei em Portugal 

Algum dia




VinhoVinha Grande
Safra2005
UvasTouriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz
RegiãoDouro
VinículaCasa Ferreirinha
Impressões: Como faz um tempo que o tomei, o que me lembro é que faz jus à tradição do Douro, de produzir vinhos bons e encorpados!




31/01/2011

Vinho: Grão Vasco
Safra2008
UvasJaen, Tinta-Roriz e Touriga Nacional
Teor alcóolico13%
RegiãoDão
VinículaSogrape Vinhos
Impressões: É a segunda vez em uma semana que bebo esse vinho, e na primeira vez me pareceu um pouco diferente de agora. Talvez seja o efeito dos finos (cerveja de barril) que eu tomei antes. Mas mesmo assim, é um vinho leve, em que se percebe pouco o álcool e tem uma coloração avermelhada e translúcida (essas palavras já são efeitos do vinho). Não é dos melhores, mas acompanha um belo bife na frigideira.

Um comentário:

  1. Haja vinho nestas férias, com certeza vair postar um por dia.
    Um brinde mesmo que seja a distancia. Tim Tim.

    ResponderExcluir